IGREJA DO NAZARENO
Av. da Saudade, 965 • Ponte Preta • Campinas/SP
CEP 13041-670 • Tel.: (55.19) 3233.1552
 
 
 
Destaques
 
28/12/2014
Fazer de Novo ou Novo Começo

Para cada um de nós o final do ano pode significar coisas diferentes. Algumas empresas baseiam seu ano fiscal no calendário, então, para elas é tempo de avaliar o ano a terminar, bem como planejar e fazer previsões para o ano prestes a começar. 

Muitos olharão para o ano que passou e relembrarão triunfos e derrotas, alegrias e fracassos. Alguns terão reflexões felizes, pensando em tantas coisas positivas experimentadas ao longo dos últimos 12 meses. Outros, ainda, adotarão a atitude “já vai tarde”, felizes por dizer adeus a um ano cheio de desapontamentos e esperanças e sonhos não realizados. 

Alguns olharão o ano que passa com arrependimento, ansiando por um “fazer de novo”, uma oportunidade para refazer coisas imprudentes que fizeram ou anular palavras infelizes que foram ditas. Outros vão encarar o final desse ano e o nascimento do outro como oportunidade para novo começo, a chance de criar novos objetivos e buscar novas decisões.  

Quais são seus pensamentos ao se preparar para iniciar um novo calendário, contando os dias finais deste ano? Você está satisfeito com o ano que passa e espera o novo com entusiasmo? Na expectativa de construir sobre os fundamentos que lançou ao longo do ano que passa, esperando coisas maiores e melhores no decorrer do próximo? Não importa que perspectivas tenhamos, a Bíblia oferece diretrizes úteis à medida que (prontos ou não) fazemos a transição de um ano para o outro:  

Construa sobre o passado um futuro melhor. Por mais estranho que pareça, geralmente aprendemos mais com as lutas e os fracassos. É mais fácil identificar o que deu errado, para que ao avançarmos não venhamos a repetir os mesmos erros. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4).  

Não se deixe prender pelo passado. Podemos aprender com o passado, mas ficar nele resulta em paralisia emocional. Erros do passado não podem ser remediados, como o apóstolo Paulo bem sabia. Assim, ele se determinou a permanecer olhando adiante, focado na missão que Deus lhe dera. “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13-14).   

Prepare-se cuidadosamente antes de agir. Podemos planejar e estabelecer metas, mas será que elas são as certas? As Escrituras nos estimulam a nos voltarmos para Deus em busca de sabedoria para saber como agir, e quando. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).  

Aja com fé. Geralmente oramos, pedindo a Deus sabedoria e direção e então, imediatamente começamos a questionar se o caminho no qual Ele parece nos guiar é o que deveríamos seguir. Fé não é apenas uma questão de pedir; é estar disposto a aceitar e agir seja qual for a revelação que Ele dê. “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tiago 1.6-8).

Questões Para Reflexão ou Discussão   

1. Quais são seus pensamentos, preocupações e esperanças ao olhar para o ano corrente e o início do novo?
2. Você vê o ano vindouro, como um “refazer”, um novo começo ou nova fonte de preocupação e ansiedade?
3. Você já se encontrou preso ao passado, de maneira não saudável e contraproducente? Qual o resultado de tal fixação?
4. Como você vê o papel de Deus em sua vida e em seu trabalho para o ano vindouro? Ele tem um papel importante e decisivo?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 37.4-5; Provérbios 16.3-4,9; 19.21; 20.24; 21.30; 27.1; Mateus 6.25-34; Filipenses 3.7-11.  

Fonte: CBMC Brasil, por Robert Tamasy 
http://cbmc.org.br/blog 
http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL 
https://soundcloud.com/cbmcbrasil

 
 
Nome
E-mail
Cidade
Estado
 
 
Nome
E-mail
Pedido
 

Domingo 
 09h l Culto Devocional
• 10h l Escola Bíblica Dominical
• 19h l Culto da Família/Evangelístico

2a. Feira l 14h l Artesanato 

3a Feira l 20h l Culto de Oração

4a Feira l 19h30 l SOS Família 

5a Feira l 20h l Cultos dos Ministérios

Sábado l 19h00 l Jovens e Adolescentes 

2a a 6a Feira
12h l Almoço com Deus 

 

IGREJA DO NAZARENO © Desde 2015 - Todos os direitos reservados